quinta-feira, 19 de abril de 2012

No ar o blog do Projeto Memória do Primeiro Salão Internacional Aeroespacial de São Paulo

Após 39 anos de realização e 11 anos que dei o primeiro passo para tornar esse evento um Projeto Memória, entra no ar dedicado a restagar a memória, a história mais de perto e perpetuar os documentos e descrever a emoção de alguns personagens e amantes da aviação na passagem do maior evento aeroespacial já realizado na América Latina que reuniu tamanhas aeronaves num contexto histórico e político nacional em meio a Guerra Fria e a Ditatura militar deflagrada em 1o. de Abril de 1964.

De 14 a 23 de Setembro foi realizado o I Salão Internacional Aeroespacial de São Paulo nas cidades de São José dos Campos (exposição dinâmica) e na capital de São Paulo (exposição estática) no Centro de exposições do Anhembí).

Inicio a primeira postagem em homenagem e agradecimento a um dos meus maiores incentivadores, Sr. Paulo Afonso da Mata Maia, um amigo de assuntos de aviação, política, história, geografia, cartografia, sertão, Bahia e de vida.

Abaixo as imagens registradas por esse personagem presente no aeródromo de São José dos Campos. Colaboração de Paulo Afonso da Mata Maia.


Lockheed C-5A - GALAXY


Avro VULCAN

Avro VULCAN

Northrop Tiger F-5E

Mirage III

Miragem III



"Os personagens que participaram de perto são o foco do Blog bem como tudo aquilo que lhe fizeram seus olhos brilharem nos 10 dias de realização.
Sem eles a exposição não passaria de uma vitrine de maquinas frias do poderio militar capitalista."

Agradeço especialmente alguns coloboradores que já realizaram seu Take-off para a eternidade:

  • Sr. Américo Frate - ex-funcionário e responsável pelo restaurante da Embraer e também ex-funcionário e colega de trabalho no Univap;
  • Sr. Mario Galvão - acessor de imprensa da Embraer contratado para o evento; ex-funcionário da Vasp Informa.

André Luiz de Toledo
Historiador e filho de pioneiro da aviação brasileira
São José dos Campos, 19 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário